Conecta Imobi 2018: o TOP 6 da edição
Este ano fui novamente ao Conecta Imobi – para quem não conhece, esse é o maior evento de Marketing Imobiliário da América Latina. O Conecta Imobi, para mim, é sinônimo de atualização, de tendências e de sair da zona de conforto. E em 2018 foi mais especial ainda, pois, além de aprender muito, também pude dividir minha experiência nos palcos do evento. Mas isso é outra história…
Hoje, quero comentar sobre o que acredito ser os top 6 do que foi falado durante os 2 dias de Conecta Imobi e compartilhar todo o aprendizado com quem trabalha no mercado imobiliário e não pode deixar de refletir (e agir!):
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TOP 6 do Conecta Imobi 2018
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TOP 1: tecnologia + corretor = sucesso
Muito se fala do fim da profissão do corretor de imóveis e também de como a tecnologia está mudando toda a forma de negociar um imóvel. Leads, funil, SEO… tudo isso já é básico, concorda? Você ainda não sabe o que é ou não faz isso na sua empresa? Corra, pois você já está atrasado! Quem não utilizar a tecnologia como aliada, não sobreviverá e muito menos terá sucesso! Mas, para quem estava desesperado, o Vitor Vasconcelos (Grupo Zap) trouxe esta luz: a tecnologia COM o corretor de imóveis preparado será, sem dúvida, sinônimo de sucesso.
TOP 2: A aprendizagem continua
Sim, esqueça aquela história de que fez uma graduação e uma pós-graduação e já garantiu a profissão para a vida toda. Aliado ao top 1, somente terá sucesso aquele corretor ou empresa que não parar de aprender! E vou mais além: daqui para a frente, não sobreviverá quem não estudar sempre! Entenda: estudar pode ser por um curso online, por um congressos como o Conecta Imobi ou lendo blogs. TUDO é válido, mas estude!
TOP 3: Não tenha medo de falhar
Empresários de sucesso (inclusive de outras áreas de negócio) que subiram ao palco do Conecta Imobi foram unânimes: o erro faz parte do aprendizado. Sem ele não se evolui, não se arrisca, não se inova! Claro que, em tempos de crise e dificuldades, isso parece ainda mais difícil de se permitir, mas veja o que disse Robinson Shiba, criador do China InBox: “Minha crise é a minha ignorância”.
Biscoito da sorte. Fonte: Apresentação Robinson Shiba no Conecta Imobi 2018
TOP 4: Estamos vivendo a era dos vídeos
Aí confesso que tive meu momento de glória, pois há mais de dois anos geramos conteúdo na
Imobiliária Taperinha por meio de vídeos que veiculam no YouTube. Mas a maioria das imobiliárias ainda não faz isso. Então tenho que alertar: você está atrasado de novo se ainda não usa essa forma de se relacionar com os seu cliente ou de vender o seu produto. Vídeos não são tendência. Já são o presente!
TOP 5: Pense além do óbvio
Todos nós temos que reconhecer o mercado imobiliário: é muito tradicional, conservador e, às vezes, chato! Mas quem disse que temos que ser assim? O próprio “
E agora, Raquel?” é um exemplo de quanto o diferente pode agradar! Assistir ao Rafael Landa foi um sopro de ideias. Ele deu inúmeros exemplos de como podemos associar a nossa empresa a outras de setores completamente diferentes e fazer um trabalho de co-criação. Que tal uma feira de orgânicos no pátio da sua imobiliária? Ou criar uma biblioteca? Inove! Crie! Pense fora da caixa!
TOP 6: a importância da reputação
O último, porém talvez o mais importante hoje em dia. Porque é algo que o mercado imobiliário ainda não está atento:
a importância da reputação. Segundo Edu Neves (CEO do Reclame Aqui), esse é o futuro de todas as empresas. Hoje, o conhecido “
Reclame Aqui” já é mais utilizado como busca sobre as empresas e pesquisas do que para reclamações. Isso demonstra como os clientes querem
confiança para fazer negócios. Chegou o fim da era do “jeitinho brasileiro”. Nosso mercado precisa de profissionalismo e competência. E a reputação vem como consequência de tudo isso.
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Bom, esses foram os tópicos que mais me chamaram atenção. Em resumo, posso dizer: a tecnologia não faz nada sozinha. Ela é apoio a profissionais e empresas que estão sempre em evolução, que observam atentamente seus clientes para solucionar os seus problemas, vender e locar o melhor imóvel para ele. Então bora ser um profissional melhor, uma empresa melhor para os nossos clientes? O início de tudo é sair da zona de conforto e começar a agir.