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O que aprendi com o RD Summit

7 de novembro de 2017
RD Summit

Você já foi no RD Summit? Sugiro começar a pensar em ir.

Em outubro passado fui para Florianópolis-SC participar do RD Summit, o maior congresso de Marketing Digital da América Latina. Foram três dias de imersão e muito aprendizado num tema que amo aprender e, modestamente, ensinar, que é o marketing digital. Então quero dividir com vocês o que de mais importante ficou pra mim:

#1 – Máquinas não existem sem pessoas!

Pela primeira vez fui a um congresso (que não era de RH) em que se falou tanto das pessoas! Falou-se muito de inteligência artificial, de chatbot, de vídeos, de redes sociais, enfim, de tudo o que se espera num evento de marketing digital. Mas as pessoas ganharam grande destaque. Porque atrás de cada tela de cada computador ou smartphone, existe um ser humano com desejos e necessidades a serem atendidas. Me parece que começamos a chegar naquele ponto em que nos voltamos ao que é essencial no mundo dos negócios: o nosso cliente! Um ser humano complexo e cheio de nuances que uma mera segmentação não consegue mais explicar e caracterizar.

#2 – Não podemos deixar as EMOÇÕES de fora.

Sim! A emoção esteve em pauta todo momento. Não queremos mais ser números ou uma estatística, nem o nosso cliente. Queremos ser olhados como ser complexo que somos, seja comprando ou fazendo a gestão de uma empresa. A emoção está sempre presente e como gestores temos que estar sempre atentos a este aspecto que faz a total diferença. O próprio evento foi a prova disso. Ao encerrar o congresso tivemos uma despedida com palmas, sorriso e carinho de toda equipe que lá trabalhou. Foi… emocionante!!

#3 – Humanize a sua marca.

Se estamos deixando a emoção entrar de vez no mundo dos negócios (alguma vez ela ficou de fora?), as marcas devem ser, portanto, mais humanas. Isto é, devem ter empatia com seu cliente, falarem a mesma língua, tocarem o coração de quem compra. Difícil? Não tanto. Deixe a sua emoção falar mais alto e, principalmente, ouça o seu cliente!

#4 – Qual o seu propósito e da sua empresa?

De novo é o lado direito do cérebro dominando. Com as novas gerações sem apego às empresas onde trabalham, o que pode fazer com que eles se doem a uma jornada de pelo menos 8 horas diárias? Um propósito! Sim, entender o porquê de estarem lá, que diferença faz no mundo e o que a sua marca deixa para a comunidade… E você? Também não sente falta de um propósito para sua vida?

#5 – O mundo dos negócios está ficando mais transparente.

Que bom que esta “tendência” chegou até o Brasil. Resultado da “Lava Jato”? Ou da internet que nos abre o mundo de informações? Não sei, mas que ninguém aceita marcas que mentem, empresas que fraudam e funcionários que enganam sem cobrar isso, ah, isso não aceitam mesmo! Com todo o acesso à informação como temos hoje em dia, é fácil saber quando somos enganados. Transparência e honestidade viraram mais que artigo de luxo. Viraram uma questão de sobrevivência.

Como disse antes, transcrever em poucas linhas o que vi e vivi no RD Summit realmente é muito difícil. O que fica é: estamos entrando na linha de novo. Não seremos só máquinas (nunca fomos). Somos razão E emoção, seja nas nossas vidas pessoais, seja no mundo de negócios. Para mim, que sou uma defensora do papel da emoção desde o meu tempo do mestrado (fiz a minha tese sobre isso), vim para casa com o coração quente e cheio de esperança de tempos melhores. Inclusive no mundo dos negócios.