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Como o marketing digital pode transformar o mercado imobiliário?

6 de setembro de 2021

A digitalização de processos, o marketing de conteúdo e o inbound marketing são técnicas capazes de diferenciar uma marca diante do consumidor, hoje tão saturado de informações.

O mundo muda constantemente, e manter-se atualizado virou uma necessidade de sobrevivência. O mercado imobiliário, por pertencer a um setor altamente dinâmico, é afetado de maneira direta por diversos fatores, como as novas relações de consumo, as mudanças no perfil do consumidor e a digitalização de processos.

Com as pessoas o todo o tempo conectadas, a busca para conseguir informações sobre qualquer coisa se tornou muito mais fácil e rápida, de forma que o consumidor está apto a selecionar o que quer consumir. Isso acende um alerta para os profissionais do mercado – neste caso, o imobiliário: como se destacar em meio a essas mudanças? Para entender isso, é provável que você já tenha percebido que imobiliárias, incorporadoras e construtoras passaram a investir bem mais no âmbito digital. E foram os seus clientes que migraram primeiro para lá. Afinal, se um cliente está interessado em adquirir um imóvel, ele não vai mais na imobiliária, e sim pesquisa e elenca informações disponibilizadas na internet para, só assim, ir até o estabelecimento físico – quando vai! Esta migração afeta, é claro, o corretor (que é cada vez mais exigido em termos de inovações), mas também influencia na comunicação da imobiliária com seus clientes. Mas então, como vender? É aí que entram aspectos muito relevantes no contexto do marketing digital, como a digitalização de processos e técnicas como o marketing de conteúdo e o inbound marketing. Procedimentos tradicionais do mercado imobiliário foram submetidos a um processo de digitalização graças a um mundo cada vez mais online. A pandemia do coronavírus e o seu consequente isolamento social endossaram ainda mais esta migração para o digital, uma vez que, segundo pesquisas, o desejo dos brasileiros de encontrar um novo imóvel permaneceu igual ou aumentou durante este período em que estamos mais em casa.

E como ele vai negociar um novo imóvel sem sair de casa? Com a tecnologia, é claro. Quando falamos de digitalização de processos imobiliários, nos referimos a técnicas como, por exemplo: um site responsivo – ou seja, que funciona tanto em mobile quanto em desktop -, com uma busca qualificada, boas imagens e um aporte completo de informações essenciais para o comprador. Além disso, podemos citar também a assinatura eletrônica, realização de visita e vistoria do imóvel via ferramentas de videochamada, atendimento online, geração de guias de boletos online e muito mais. Além disso, contamos também com o marketing de conteúdo, voltado para geração de valor e autoridade, e o inbound marketing, que funciona mais para atração do cliente. Ambas formam um conjunto de estratégias de caráter permissivo que, quando aplicadas, atraem voluntariamente os consumidores para seus canais digitais. Estas práticas geram resultados sustentáveis e ageração de um conteúdo educativo, capaz de atender satisfatoriamente a crescente expectativa dos clientes. Para isso, é importante apresentar conteúdos específicos para o seu público nas redes sociais. Se precisar de insights para conteúdo, conte com o canal no YouTube do E Agora, Raquel?, que esclarece dúvidas sobre imóveis de maneira clara e objetiva.

Estas técnicas se adequam plenamente ao momento do mercado imobiliário, pois quem as aplica mostra diferenciação, valor, preocupação com a jornada de compra do cliente, podem melhorar as vendas e mostram comprometimento em levar soluções às dores do seu público – o qual, como já foi falado, está submetido a muitas informações o tempo todo. Na prática, consumidores se sentirão amparados com o conteúdo de alta relevância e o time de vendas ganhará tempo para estreitar a negociação com potenciais clientes. Dessa forma, a digitalização de processos e técnicas como o marketing de conteúdo e o inbound marketing, quando aplicados no mercado imobiliário, são práticas que conduzem o consumidor, cada vez mais curioso e menos paciente, até informações certas e relevantes para sua tomada de decisão. Isso contribui para a construção de relacionamento e autoridade da sua empresa em meio a tantas mudanças acontecendo no mundo.

Link E Agora, Raquel? https://www.youtube.com/c/EagoraRaquel